(41) 3262-7769 | Whatsapp: (41) 99963-0070 [email protected]
Como decorar meu jardim?

Imagem: Pexels.com


A maioria das famílias que vivem em casas com grandes jardins ou em apartamentos garden, aqueles com uma área externa privativa, possuem sempre um grande dilema: como decorar o jardim de modo econômico e sustentável? Ter um ambiente planejado onde familiares e amigos possam viver momentos de alegria é possível de maneira simples, fácil e sem precisar desembolsar muito dinheiro graças a reutilização de materiais reciclados. Confira as dicas que separamos para te inspirar e mãos à obra!

4 motivos para decorar o jardim de casa

Quem não tem espaço externo sonha em ter e muitas vezes quem já possui esse espaço, pessoas que vivem em casas em condomínio fechado, por exemplo, não sabem como aproveitar bem o espaço disponível ou não vê a utilidade disso. Por isso, trouxemos alguns motivos que mostram que a área externa pode ser muito útil:

Conforto e bem-estar: ter um espaço de lazer em casa é um diferencial. Isso porque, com a correria do dia a dia acabamos não aproveitando os momentos livres com a família e amigos, ou chegamos em casa e vamos fazer serviço doméstico. Com uma área de lazer privativa, você descansa, relaxa, se exercita, repõe as energias em um ambiente aconchegante sem precisar sair de casa.


Comodidade: receber os amigos é muito mais fácil com um jardim bem decorado e planejado. Você pode, por exemplo, criar um cantinho gourmet com churrasqueira, banheiro, mesas e cadeiras. Assim os momentos de diversão estão garantidos sem a necessidade de reservar um espaço particular.

Praticidade: quem tem animal sabe que eles precisam de um espaço para correr, brincar e gastar as energias. E com um jardim decorado, tudo fica mais fácil para você e seu pet. Ele tem espaço de sobra para se divertir e você fica livre de preocupações como bagunça dentro de casa ou o medo de ele tentar fugir para a rua.

Segurança: ter filhos pequenos pode não ser nada fácil em alguns momentos. As crianças precisam de espaços de lazer e nem sempre é possível levá-los em algum parque. Além disso, o custo de sair sempre e a preocupação com a violência na rua consome o imaginário dos pais. Por esse motivo, um playground interno no jardim oferece às crianças muita diversão e também segurança. Uma excelente opção para os papais.


Por que levar a sustentabilidade para a sua casa

Agora que você já entendeu a importância de ter um jardim bem decorado e planejado, que tal aprender mais sobre como levar a sustentabilidade para dentro de casa pode ser benéfico? A sustentabilidade nada mais é do que a interação do ser humano com o meio ambiente de maneira que não o prejudique ou cause danos aos recursos naturais nele existentes.

Agir pensando na sustentabilidade ajuda a preservar a fauna, flora, as espécies de animais, a água, e além de ser essencial para as futuras gerações, é primordial para o bem-estar para a sua família.

Agora se você vive em uma casa e está pensando como a sustentabilidade na decoração do jardim pode fazer a diferença, listamos alguns dos principais motivos que provam que a atitude é essencial:

  • Mais barata: ao decorar o jardim de modo sustentável, você economiza muito dinheiro. A prática te faz pensar de maneira mais consciente, responsável e criativa, sem a necessidade de pagar caro em acessórios e equipamentos, promovendo a economia sustentável.

  • Reutilização de materiais: ao ter um pensamento mais consciente e sustentável, você desenvolve um olhar mais atento aos objetos recicláveis e que possam ter outra finalidade. Um móvel que iria para o lixo, por exemplo, pode ser repaginado e ganhar nova utilidade no jardim. Além de economizar dinheiro, você contribui para o meio ambiente e evita o desperdício de recursos e materiais.

  • Contribui com o meio ambiente: o consumo desenfreado traz sérios danos ao meio ambiente. Trabalhando com recursos naturais e com o reaproveitamento de peças e itens que seriam descartados, você evita que mais lixo seja depositado no meio ambiente e forma uma cadeia mais produtiva.

  • Ensina valores: se você quer incentivar valores nas pessoas que estão ao seu redor, o primeiro exemplo deve vir de você. Ensinar valores aos amigos, filhos ou companheiro é mostrar para eles que com pequenas atitudes, cada um pode contribuir para que o mundo seja um lugar muito melhor. Se você mora em uma casa em Curitiba, por exemplo, pode começar realizando a separação de lixo reciclável e dando nova utilidade para itens que não possuem mais valor.

     

4 ideias de decorações sustentáveis para jardins

  1. Sofás com pallet

Os pallets são estrados de madeira utilizados principalmente como suporte para transporte de produtos e depósitos. Com o tempo e o aumento da consciência ecológica, este item ganhou força nas decorações internas e externas, sendo muito utilizado nos jardins. Uma ideia simples é montar um pequeno sofá para reunir os amigos. Basta juntar duas partes de palettes formando o assento e encosto. Um pallet usado também pode se transformar em uma mesinha para apoio de copos, petiscos ou ainda servir para acomodar jogos de tabuleiro. Os pallets podem ser comprados novos ou reciclados.

  1. Brinquedos com pneus

A criançada é a que mais ganha com jardins sustentáveis! Se você mora em uma casa em Curitiba, por exemplo, que tal criar brinquedos reutilizando pneus velhos? Eles são fáceis de encontrar e com uma boa lavagem (ou até mesmo uma pintura) podem se transformar em balanços, gangorra, pula-pula, piscina de areia, animais, etc.

  1. Flores

Se você mora em casa espaçosa, ter um jardim com flores é uma excelente ideia. As flores alegram os ambientes, deixam um cheiro agradável e ainda podem se tornar a atividade favorita da família. Se você tem filhos, a dica é deixá-los responsáveis por uma tarefa, por exemplo, regar as flores. Assim a cada missão cumprida, ele ganha pontos e ao final de um tempo estabelecido, pode ganhar prêmios. Além de preservar lindas flores no jardim, você ensina valores como preservação do meio ambiente, responsabilidade e disciplina.

Para ser ainda mais sustentável o jardim pode ser feito com pallets, vasos reutilizados, garrafas, latas, caixotes de feira e muito mais.

  1. Horta vertical

Ter uma horta e poder colher a própria verdura e legumes seria uma delícia, não é mesmo? Então, saiba que não é tão difícil quanto parece. Uma ideia simples, econômica e sustentável é fazer hortas verticais utilizando garrafa pet ou canos de pvc. Além de sustentável e benéfico para o meio ambiente, você tem acesso a alimentos fresquinhos, plantados em casa sem nenhum tipo de agrotóxico ou substância que faz mal à saúde.

Agora que você já teve algumas ideias de como decorar o jardim de maneira econômica e sustentável, que tal colocar em prática? Deixe nos comentários as suas dicas também e aproveite para divulgar este post em suas redes sociais!